terça-feira, 19 de janeiro de 2010

São Paulo ontem e hoje

Quem não se apaixonou, não se entristeceu, não se alegrou ou se decepcionou na grande São Paulo?
Cidade encantadora, cidade promissora, cheia de gente, cheia de sonhos, cheia de esperança em um futuro incerto... ou talvez não!
A grande São Paulo respira planos, projetos de um dia mudar a vida de um cidadão simples que acaba tirando de suas incógnitas um meio de ser diferente e se destacar na multidão! É sonhando assim que muitos se aventuram para o coração do Brasil, a famosa "Sampa" que se tornou miscigenada, celeiro de cores e raças! A etnia de seus filhos legítimos e adotivos não se discute... é incerta!
A grande mãe nem sempre generosa comemora aniversário no dia 25 de Janeiro, 456 anos de São Paulo! O Caixa Cultural exibe uma mostra de São Paulo "antes e depois dos arranha-céus".

Igreja NS dos Remédios e Pateo
Igreja de N. S. dos Remédios e Pateo da Cadeia em 1862 (Militão Augusto de Azevedo/Divulgação)

A exposição mostra a maior cidade da América Latina em seu desenvolvimento! Nesta mostra podemos conferir fotografias datadas do século 19 por Militão Augusto de Azevedo (1837-1905).

Avenida Ipiranga
Avenida Ipiranga, onde pode-se obervar o edifício São Luís

Grande São Paulo
A grande São Paulo hoje, dista da cidade de ar bucólico de antigamente!



Com certeza esta data especial terá suas variadas formas de comemoração em diversos cantos da cidade!
Pra quem gosta, ao mesmo tempo em que ocorrer a exposição, também contaremos com a presença dos professores Ms. Carlos Eduardo França de Oliveira ,Erik Hörner e Rodrigo da Silva , da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e pesquisadores do Museu Paulista da USP, que irão ministrar um curso gratuito sobre a história cultural da cidade!

Gostou da idéia? Pode conferir:
Exposição e curso livre "Memória da Cidade"
De 25 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2010
Caixa Cultural
Praça da Sé, 111 - São Paulo - SP
Entrada Franca

Por: Graziele Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário